Morcego – Um propagador de vírus

Como as aranhas produzem as suas teias?
19/05/2020
Quais danos as pulgas e carrapatos causam à saúde?
04/06/2020

Não existe um único Coronavírus, na verdade existem diversos. O nome não se refere a um vírus específico, mas a um grupo de vírus que têm características em comum e foram responsáveis por várias crises de saúde pública nas últimas décadas – o surto atual é só o exemplo mais recente.

Doenças epidêmicas virais como estas costumam ser zoonoses, isto é: os agentes causadores – como vírus, bactérias, protozoários, fungos etc. – originalmente parasitavam outros animais.

Os morcegos são nossos aliados em muitas atividades, e são um dos objetos de estudo mais fascinantes da biologia. Eles “comem insetos transmissores de doenças às toneladas”, e são essenciais na polinização de muitas frutas, como bananas, abacates e mangas.

Os morcegos, porém, são repositórios pululantes de vírus, como Ebola, Nipah, Melaka, MERS e SARS. Ainda não há provas, mas é bem provável que o Coronavírus atual também tenha chegado à nossa espécie pegando carona em morcegos. Isso é possível porque o sistema imunológico desses animais tolera tais agentes infecciosos com bem mais parcimônia que o nosso e o dos demais mamíferos.

Isso significa que devemos lutar contra morcegos? Como já dito, eles são animais essenciais não só para várias atividades humanas como também para a manutenção de incontáveis ecossistemas. Errados estamos nós, que destruímos os habitats naturais desses bichos. Sabe-se que faz tempo que zoonoses frequentemente têm origem em morcegos. Resta tomar precauções, as soluções mais eficientes são chamar a Vigilância Sanitária ou contratar um profissional em controle de pragas.

Fonte: www.pragaseeventos.com.br/saude-ambiental/morcegos-um-propagador-de-virus/

Comments are closed.